blog Inclusão nas Empresas

Fabricante de automóveis

Toyota implementa alarme visual para colaboradores com deficiência auditiva

Por Amanda Alether

16 dezembro, 2021

Alguns tipos de deficiência exigem adaptações da empresa para que o profissional realize suas funções. Pequenas mudanças podem ajudar o desenvolvimento de pessoas com deficiência nas companhias.

Foto: Divulgação/ Toyota

Segundo o gerente de Recursos Humanos da Toyota Eric Gusmão, a montadora oferece um ambiente acessível aos colaboradores PCD's.

Lorrana Silva (22) é colaboradora da empresa há 5 meses. A jovem tem deficiência auditiva e trabalha na montagem de peças para motores. A Toyota elaborou um alarme visual, permitindo a profissional realizar a tarefa com precisão.

''Foi colocado uma lâmpada para identificar que o torque da peça foi realizado corretamente. Antes, nesse processo, era emitido um som para sinalizar que o torque foi realizado. Com a adaptação, agora, este sinal é visual e não mais sonoro'', disse.

''Dentre esses métodos [de adaptação] estão: Recrutamento e seleção em libras, adaptações auditivas em todas as plantas, adaptação visual para pessoas com deficiência auditiva na linha de montagem, equipamento locomotor, e equipamento visual'', contou.

Atualmente a Toyota emprega 248 pessoas com deficiência. A montadora dá oportunidade a PCD's em todos os setores, de acordo com o gerente de Recursos Humanos. ''Incentivamos a participação de todos os públicos em nossos processos seletivos das vagas disponíveis'', afirmou Eric.

A fabricante de automóveis conta com um departamento jurídico próprio para auxiliar em assuntos relacionados a Lei de Cotas.

A montadora oferece cursos profissionalizantes aos colaboradores. Além disso, não faz diferenciações na avaliação de desempenho. ''[A Toyota] considera o desempenho baseando-se em performance e competência, igualmente aplicado para todas as pessoas'', ressaltou Eric.

Jornada da Equidade

A Toyota tem o programa de diversidade e inclusão Jornada da Equidade. Nele, os colaboradores propõe melhorias na acessibilidade e soluções inclusivas para todos. ''Os grupos de afinidades apresentam e discutem as implementações de melhorias com base na identificação de necessidade de colaboradores e são protagonistas da disseminação cultural dos pilares da diversidade em toda a Toyota do Brasil'', contou Eric.

Os encontros são feitos mensalmente e abrangem cinco públicos: Étnico-Racial, Pessoas com Deficiência, Gerações, Gênero e LGBTQIA+.

Toyota

A fabricante de automóveis Toyota atua no mercado nacional há mais de 60 anos e emprega 6.000 colaboradores. Hoje a montadora conta com 4 linhas de produção em São Paulo (SP): São Bernardo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz.

Pergunta para a Toyota

A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCDs. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?

R: Sim, nossa missão é criar um ambiente de trabalho aberto e acolhedor para todas as pessoas, com mais criatividade, inovação, respeito, bem-estar e, também, melhores resultados. Assim, atuamos na oferta de oportunidades para todas as pessoas com a implementação das atividades amparadas pela Jornada da Equidade em que possibilitamos melhorias das condições de trabalho. Engajados em construir uma cultura de diversidade e inclusão foram lançados programas para cuidar ainda melhor das pessoas. (Eric Gusmão, gerente de Recursos Humanos da Toyota)

Veja também

Muitas empresas investem em treinamentos para capacitar seus profissionais. Cursos voltados a inclusão são cada vez mais aderidos para promover conscientização...

23 dezembro, 2021

A Shell atualmente está presente em 70 países. A empresa criada em Londres há quase 200 anos, completou no dia 9 de abril 108 anos de atuação no mercado brasileiro. A companhia exerce a exploração...

7 maio, 2021