blog Inclusão nas Empresas

Petrolífera

Plano de desenvolvimento da Shell dá oportunidade de crescimento aos colaboradores

Por Amanda Alether

7 maio, 2021

A Shell atualmente está presente em 70 países. A empresa criada em Londres há quase 200 anos, completou no dia 9 de abril 108 anos de atuação no mercado brasileiro. A companhia exerce a exploração de combustíveis fósseis.

A parceria entre a Shell e a Cosan gerou, em 2011, a Raízen, empresa que desde então é responsável pelos postos de combustível.

Assessor de Relacionamento com Empregados e Indústria da Shell Brasil Maurício Santos. Foto: Divulgação/ Shell Brasil

A companhia integra colaboradores com deficiência em diversos setores. Segundo o assessor de Relacionamento com Empregados e Indústria da Shell Brasil Maurício Santos. "Toda vaga de emprego que a Shell Brasil abre, é também uma oportunidade para pessoas com deficiência." disse.

Com base no plano de desenvolvimento da companhia, todos os profissionais são avaliados e recebem treinamentos para atuarem nas funções.

"Nossa estratégia de desenvolvimento está baseada no conceito que 80% aprendemos nos cargos que exercemos, 10% nos relacionamentos profissionais e 10% em treinamentos formais. Assim, a Shell disponibiliza diversas possibilidades de desenvolvimento para todos empregados em todos os níveis." explica Maurício.

Em 2012, a Shell criou a enABLE, grupo de afinidade para discutir assuntos relacionados aos colaboradores com deficiência da empresa. A rede visa esclarecer temas como inclusão e acessibilidade e desenvolver cada vez mais habilidades em seus profissionais.

O assessor de comunicação da Shell e presidente da enABLE Igor Baiense, conta que a rede reúne diversos colaboradores. "O grupo é formado por funcionários com e sem deficiência. Pela rede, tenho contato com dezenas de colegas com deficiência na Shell", disse ele.

"Através da enABLE, já organizamos diversos treinamentos específicos para PCDs, como mentoria para funcionários com deficiência, capacitação em Libras e workshops específicos para este grupo'', afirma Igor.

A enABLE também oferece aos profissionais com deficiência diversos cursos capacitatórios que possibilitam a inclusão na companhia.

Plataforma de acessibilidade

Para que os PCD's consigam desempenhar suas funções de maneira eficiente, a companhia oferece a plataforma Work Place Acessibility. No programa, os colaboradores com deficiência solicitam as adaptações necessárias para exercerem o trabalho.

Igor tem baixa visão e usa leitor de tela. "Desde que entrei na Shell, sempre fiz uso de softwares deste tipo, inclusive com treinamentos para aumentar o conhecimento da ferramenta."

A plataforma também é disponibilizada para os profissionais sem deficiência que precisem de suporte.

Pergunta para a Shell

A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCDs. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?

R: Sem dúvidas. Muito mais do que o cumprimento de uma lei, Diversidade & Inclusão é um valor de negócio fundamental para a Shell. Recentemente, o CEO (Ben van Beurden) declarou que a estratégia e as ações de D&I deveriam ser consideradas por toda a liderança como vitais para nossos negócios, tanto quanto os aspectos de Segurança, o que, em nossa indústria, é colocar a discussão em prol de uma cultura diversa e inclusiva em um patamar absolutamente relevante. (Maurício Santos - assessor de Relacionamento com Empregados e Indústria da Shell Brasil)

Veja também

A Anglo American foi fundada em 1917, na cidade de Joanesburgo, África do Sul. Atuante no Brasil desde 1973, a mineradora gera no país 12.400 empregos. A empresa opera em território nacional na produção de minério de ferro...

30 julho, 2021

A Duratex atua no cenário nacional desde a década de 50. A companhia tem sede localizada em São Paulo e expande seus negócios por 16 unidades industriais e...

28 maio, 2021