blog Inclusão nas Empresas
Tecnologia
TOTVS investe em ambiente de trabalho acessível para funcionários PCD's
Por Amanda Alether
2 abril, 2021
A TOTVS atua no mercado desde 1983 e totaliza 51 unidades em diversas regiões do Brasil - Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília (DF).
Vice-presidente de Relações Humanas Izabel Branco. Foto: Divulgação/ TOTVS
A empresa conta com mais de 300 colaboradores com deficiência nas unidades próprias. PCD's podem se candidatar a vagas em qualquer setor da companhia.
De acordo com a vice-presidente de Relações Humanas Izabel Branco, a TOTVS se preocupa em oferecer um espaço de trabalho acessível para esses profissionais.
"Quando falamos em pessoas cegas ou com alguma deficiência visual, por exemplo, podemos destacar nossa aplicação de piso tátil. Até os grafites em nossas paredes possuem descrição em braille. Os prédios também contam com acessibilidade para pessoas com deficiência físico-motora", conta Izabel.
Confira a matéria sobre Leis para Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
A companhia fornece intérpretes de Libras e investe em tecnologia assistiva para possibilitar que os profissionais com deficiência trabalhem da melhor forma possível.
"Os profissionais surdos são os que necessitam de maior apoio e para isso, temos intérpretes que auxiliam os gestores em reuniões e eventos. Para os demais profissionais questionamos a necessidade de adaptação no ambiente de trabalho para garantir as condições de atuação no dia a dia, como aumento de tela, etc", disse a vice-presidente de Relações Humanas.
O gerente executivo Ivan Pinheiro Cabral tem 42 anos e há 21 faz parte do quadro de funcionários da empresa. "Há aproximadamente 3 anos, mudamos para um novo prédio, o Sêneca [em São Paulo], onde as instalações possuem as adaptações necessárias", conta Ivan.
Ele nasceu com má formação congênita e não tem o antebraço esquerdo. O gerente executivo não precisou de adaptações no local de trabalho.
Universidade corporativa
A TOTVS tem sua universidade corporativa que conta com trilhas de Diversidade e Inclusão. Segundo Ivan, ao longo de sua trajetória, já participou de mentorias na companhia.
"Lembro que a TOTVS já forneceu treinamento de Libras, linguagem dos sinais. Eu fiz um treinamento de primeiros socorros, onde abordavam como atuar em casos emergenciais".
Além de cursos específicos que ajudam na comunicação com funcionários PCD's e de primeiros socorros, o colaborador também fez cursos profissionalizantes oferecidos pela empresa.
"Na transição da carreira técnica para a carreira de gestão, participei de programas de formação e gestão e liderança fornecidos pela TOTVS".
Cartilha para gestores
Com a pandemia, novos desafios surgiram e a empresa precisou se adaptar para garantir a integração dos colaboradores com deficiência que trabalham de casa. De acordo com Izabel Branco. "[foi criado] um guia de boas práticas para gestores de pessoas com deficiência para apoiá-los no processo de garantir a inclusão desses profissionais que estão em home office. Para os profissionais surdos, teremos uma ação de desenvolvimento exclusiva no primeiro semestre de 2021", disse.
Veja também
Alguns tipos de deficiência exigem adaptações da empresa para que o profissional realize suas funções. Pequenas mudanças podem ajudar o desenvolvimento de pessoas com deficiência nas...
16 dezembro, 2021
A Dell Technologies começou sua história no Brasil em 1999. Com sede em Eldorado do Sul (RS), hoje a empresa atua em todo país. Além disso, a companhia possui Centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados no Rio de Janeiro (RJ) e...
18 junho, 2021