blog Inclusão nas Empresas
Mineradora
Anglo American pretende ter 5% de profissionais PCD's em todos setores
Por Amanda Alether
30 julho, 2021
A Anglo American foi fundada em 1917, na cidade de Joanesburgo, África do Sul. Atuante no Brasil desde 1973, a mineradora gera no país 12.400 empregos. A empresa opera em território nacional na produção de minério de ferro, em Minas Gerais (MG), e níquel, em Goiás (GO).
Foto: Divulgação/ Anglo American
Hoje, a mineradora tem no quadro de funcionários 154 profissionais com deficiência. Segundo o Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Anglo American Geovanni Abel Gomes Vieira a empresa pretende aumentar esse número.
O setor da Anglo American que mais emprega PCD's é o administrativo. A empresa não coloca empecilhos ao contratar pessoas com deficiência e garante que tenham um espaço de trabalho adaptado para realizarem suas funções. ''Não temos restrição para contratação, mas avaliamos as individualidades para colocar as pessoas nos locais com acessibilidade necessária'', afirmou.
''Mesmo com a pandemia no ano passado, contratamos 11 profissionais com deficiência. Em 2019, foram 23 profissionais. Nosso objetivo é que todas as áreas da empresa tenham pelo menos 5% de pessoas com deficiência'', disse.
O escritório da mineradora, em Belo Horizonte (MG), conta com acessibilidade para todos os graus de deficiência. Nas unidades da empresa é feita uma avaliação para definir em qual área o PCD melhor se encaixa. ''Já houve necessidade de fazer adaptação depois que o profissional iniciou a atividade por percebermos que o local não estava acessível como gostaríamos'', contou Geovanni.
Isso aconteceu com um profissional que possui baixa visão. ''Mesmo com as alterações na configuração do computador para que as letras estivessem num tamanho que facilitasse a leitura, a claridade da tela incomodava'', explicou.
O colaborador ainda se preocupava se o uso do computador poderia agravar sua deficiência. A empresa interveio. ''Fizemos uma mudança de área para uma atividade que não exigia o uso de computador'', disse.
Todos os profissionais da empresa tem a avaliação de desempenho feita de maneira igual.
Pergunta para a Anglo American
A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCDs. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?
R: Sim, nosso objetivo é promover a real inclusão no mercado de trabalho e não apenas cumprir uma cota. O foco da Anglo American sempre foi fazer a inclusão com qualidade, ao invés de fazer em quantidade para cumprir a cota. Trabalhamos com diversidade de forma ampla na Anglo American. (Geovanni Abel Gomes Vieira, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Anglo American)
Veja também
A MRV foi criada no ano de 1979, em Belo Horizonte (MG). Atualmente, a companhia se encontra em mais de 160 cidades, de 22 estados e Distrito Federal. Todas as vagas de emprego oferecidas pela construtora civil, também são...
9 julho, 2021
A Shell atualmente está presente em 70 países. A empresa criada em Londres há quase 200 anos, completou no dia 9 de abril 108 anos de atuação no mercado brasileiro. A companhia exerce a exploração...
7 maio, 2021