blog Inclusão nas Empresas

Construção Civil

Para promover acessibilidade, MRV escuta colaboradores PCD's

Por Amanda Alether

9 julho, 2021

A MRV foi criada no ano de 1979, em Belo Horizonte (MG). Atualmente, a companhia se encontra em mais de 160 cidades, de 22 estados e Distrito Federal.

Foto: Divulgação/ Nitro Imagens

Todas as vagas de emprego oferecidas pela construtora civil, também são uma oportunidade para pessoas com deficiência, segundo a Gestora de Atração e Talento da MRV Patricia Brant Alves Spadano. ''Devido a nossa política de recrutamento e seleção, não fazemos distinção no nosso processo seletivo. Assim sendo, todas as pessoas com deficiência podem participar das seleções de nossas vagas'', afirmou.

A MRV conta com o apoio de outras empresas para garantir a acessibilidade dentro da companhia. Além disso, a empresa busca ouvir os colaboradores PCD's e entender suas demandas. ''Temos como prática perguntar ao colaborador se ele precisa de alguma adaptação para exercer aquela função. Ninguém melhor para pontuar suas necessidades no ambiente de trabalho do que o próprio colaborador'', disse Patricia.

A Auxiliar Qualidade e Pós Entrega Keila Luz tem deficiência visual e precisou contar com adaptações para exercer suas atividades. ''Meu setor procura deixar tudo mais acessível e prático para mim, meu computador é personalizado para atender meu grau de dificuldade. Assim torna o trabalho melhor'', contou.

Apesar disso, a colaboradora, que está na MRV há 2 anos e oito meses, sugeriu algumas mudanças que poderiam ser feitas para melhorar sua locomoção dentro da empresa. ''As adaptações necessárias seriam deixar o lugar mais prático para andar, com sinalizações com cores fortes nas portas de vidros pois isso torna meu grande desafio no dia a dia e maior foco de luzes''.

Para a empresa é importante que todos os profissionais consigam participar das capacitações oferecidas. ''Temos a preocupação e o cuidado de que os treinamentos que temos hoje para todos os empregados seja acessível para que qualquer pessoa com deficiência possa executá-lo'', afirmou Patricia.

A MRV oferece diversas capacitações profissionalizantes, segundo Keila. ''Sempre são aplicados novos treinamentos''. Mas para que a profissional fosse incluída efetivamente seria necessária a capacitação específica da equipe sobre suas limitações. ''Grande parte do time tem dificuldade em saber atender as necessidades ou não sabe como agir em casos de auxílios na locomoção'', contou.

A empresa tem auxílio jurídico para se informar e atualizar sobre a Lei 8213 (também conhecida como Lei de Cotas).

Parceria

Desde 2018, a MRV tem uma parceria junto ao Instituto Mano Down que visa capacitar e empregar pessoas com deficiência intelectual. Para o presidente do Instituto Leonardo Gontijo o projeto é motivo de alegria. ''(Me sinto) feliz, que as pessoas estão ocupando espaços e sendo valorizadas'', disse.

O trabalho de inclusão começa já na chegada desses profissionais à empresa. ''Quando recebemos profissionais com deficiência intelectual temos o cuidado de orientar e sensibilizar os demais colaboradores para que eles ajudem o indivíduo a desenvolver novas habilidades dentro do ambiente organizacional'', contou Patricia.

Os colaboradores com deficiência intelectual recebem treinamento especializado e são auxiliados por psicólogos.

Pergunta para a MRV

A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCDs. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?

R: Continuaremos o trabalho, pois, a companhia, entende o quanto é preciso enxergar muito além da deficiência do indivíduo. Essa é apenas uma característica dentre tantas outras e, mesmo com a deficiência, que pode ser adquirida ou congênita, aquela pessoa possui habilidades e tem muito a agregar na equipe. Inclusive, hoje temos um comitê de diversidade com quatro pilares - equidade racial, equidade de gênero, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência-, comprometido a cuidar, propor ações e debater sobre o assunto junto aos demais colaboradores e lideranças da companhia. Isso mostra o quanto a organização está comprometida com essa temática. (Patricia Brant Alves Spadano, Gestora de Atração e Talento da MRV)

Veja também

A Duratex atua no cenário nacional desde a década de 50. A companhia tem sede localizada em São Paulo e expande seus negócios por 16 unidades industriais e...

28 maio, 2021

A Shell atualmente está presente em 70 países. A empresa criada em Londres há quase 200 anos, completou no dia 9 de abril 108 anos de atuação no mercado brasileiro. A companhia exerce a exploração...

7 maio, 2021