blog Inclusão nas Empresas
Danone aposta em comunicação para ambientar colaboradores PCD's

Por Amanda Alether

11 agosto, 2022

Alimentício

Proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo é, entre muitos aspectos, estabelecer a comunicação entre os colaboradores. Conscientizar a equipe será essencial para que o profissional com deficiência se relacione bem com o grupo e execute as atividades da melhor forma.

Letícia Araújo, Head de Diversidade e Inclusão da Danone Brasil. Foto: Divulgação/ Danone Brasil

Na multinacional Danone, evitar a falta de informação é fundamental para a ambientação dos novos colaboradores. ''Com a chegada de uma nova pessoa com deficiência no time, realizamos encontros com a área que vai acolhê-la, assim como sessões de dúvidas'', afirmou Letícia Araújo, Head de Diversidade e Inclusão da Danone Brasil.

A empresa conta com o projeto ''Conectando a Singularidade'', que atua como ouvidoria para PCD's. ''Nele, o output dessas conversas será um treinamento e um guia para lideranças, orientando como ter um ambienta ainda mais inclusivo'', explicou.

Atualmente, a companhia tem mais de 5% PCD's no quadro de funcionários. A Danone inclui no time diversos grupos minoritários e este ano foi considerada uma das empresas mais inclusivas do país em pesquisa realizada pelo Instituto Ethos e a Época Negócios.

''Na Danone, sempre consideramos a diversidade e a inclusão como parte de nosso modelo de gestão e definimos esse movimento internamente como “Diversidade Inclusiva”. Nosso intuito é permitir que cada Danoners [como são chamados os colaboradores da empresa] se sinta pertencente e tenha um ambiente onde possa potencializar o que tem de único dentro de um time diverso e de alta performance, tanto em um contexto global, quanto local'', disse André Rapoport, Diretor de Recursos Humanos da Danone Brasil.

André Rapoport, Diretor de Recursos Humanos da Danone Brasil. Foto: Divulgação/ Danone Brasil

Ao abrir vagas de emprego, a multinacional busca profissionais conectados a visão e a missão da empresa. Além disso, a Danone visa no time colaboradores com características proativas. ''Buscamos pessoas diversas, entusiasmadas, ágeis, responsáveis, colaborativas e curiosas, que queiram explorar ao máximo seus potenciais e habilidades únicas para contribuírem com soluções que impactem positivamente o negócio e a sociedade, de forma sustentável e responsável'', explicou Letícia.

Equidade salarial

A Danone acredita que para a inclusão ser efetiva todos os detalhes precisam ser levados em consideração. A igualdade salarial dos colaboradores é fundamental para a companhia. ''Para termos um ambiente realmente inclusivo, precisamos aplicar a equidade em todos os níveis da relação com pessoas com deficiência e a remuneração é um deles, portanto, não praticamos diferenças salariais'', garantiu a Head de Diversidade e Inclusão.

Danone

A multinacional Danone foi criada em 1919, na cidade de Barcelona (Espanha). Atualmente, a companhia atua em mais de 120 países.

Pergunta para a Danone

Por que contratar profissionais com deficiência?

R: Nós acreditamos que, quanto mais diverso e inclusivo forem os nossos times, mais rica será nossa troca de conhecimento e performance, tanto no aspecto profissional, quanto cultural e social. Contratar pessoas com deficiência nos desafia a pensar em soluções por ângulos além dos convencionais e, consequentemente, proporcionar mais aprendizados para as equipes e inovações para a empresa. Além disso, a prática amplia o leque de competências que a companhia possui, agregando e propagando valores e habilidades diversos, como a agilidade, a capacidade de conexão com as pessoas e a demonstração de coragem com empatia, proporcionando benefícios psicológicos e produtivos para todos. (Letícia Araújo, Head de Diversidade e Inclusão da Danone Brasil)

Veja também

Quando se fala em grandes empresas, falamos também em um quadro de funcionários representativo. O que gera maior competitividade, mais criatividade, visibilidade e um ambiente de...

2 junho, 2022

Ambientes corporativos mais diversos estimulam a inovação ao trazer novas formas de pensamento e vivências. Valorizar grupos minoritários é uma estratégia...

5 maio, 2022