blog Inclusão nas Empresas

Livraria

27 agosto, 2021

Cultura organizacional das livrarias Leitura prevê diversidade e inclusão

Por Amanda Alether

A Livraria Leitura começou sua história em Minas Gerais (MG), no ano de 1967. Hoje, a empresa conta com 85 unidades espalhadas pelo Brasil.

Foto: Divulgação/ Leitura

As unidades da rede contam com pessoas jurídicas diferentes, ou seja, cada loja possui seu próprio CNPJ. Mas apesar de não se enquadrar na Lei 8213/91 - que visa a contratação de pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários -, o sócio Presidente do Conselho da Leitura Leandro Teles Correa afirma que a companhia aposta em um quadro de colaboradores rico em diversidade.

''A legislação em apreço ( Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91)) não se amolda como uma obrigação pelas características societárias informadas, já que nenhuma loja possui em seu quadro 100 (cem) funcionários. Contudo, mesmo sem uma obrigação legal, sempre estará em nossa política preservar os direitos e as garantias das pessoas com deficiência'', afirmou.

Além disso, a empresa não coloca empecilhos ao contratar seus funcionários. ''Segundo os princípios da empresa, questões como cor, raça, religião, pessoas com deficiência, orientação sexual, entre outros, não definem jamais nossa analise na contratação'', disse.

A Leitura tem profissionais com diferentes graus de deficiência, entre eles autista, perda auditiva e deficientes visuais.

Vicente Machado tem visão monocular, cegueira em um dos olhos, e trabalha na Leitura há 25 anos. ''Já fiz 5600 eventos nesta loja, lançamentos de livros , cds, dvds, pocket show, exposições, palestras e afins'', contou.

O coordenador de eventos encontrou uma forma de trazer alegria a PCD's por meio do seu trabalho. ''Toda vez que chega uma pessoa com deficiência aqui [na loja] eu procuro vender livros para elas, quando me pedem indicação, que possam motivá-las, dependendo do perfil da pessoa'', explicou.

Brilho nos olhos

Vicente já fez vários lançamentos de livros escrito por pessoas com deficiência na Leitura e acredita que isso pode servir como motivação para muita gente. ''Quando a pessoa [com deficiência] está lançando o livro, o brilho no olhar dela é uma coisa maravilhosa'', conclui.

Veja também

A Rede Minas de Televisão é uma emissora pública que pertence a Empresa Mineira de Comunicação (EMC). Criada em 1989, pelo até então governador Tancredo Neves, tem sua sede localizada em Belo Horizonte (MG). A emissora pode ser...

23 julho, 2021

O Unibanco foi criado em 1929. Já o Itaú surgiu pouco depois, no ano de 1943. Em 2008, aconteceu a fusão histórica das duas instituições financeiras. Hoje, o Itaú Unibanco tem mais de 4300...

16 julho, 2021