blog Inclusão nas Empresas

Petroquímica

Braskem visa representatividade PCD no quadro de colaboradores

Por Amanda Alether

27 de abril, 2023

Para reconhecer um talento é necessário que a empresa tenha um olhar apurado e esteja atenta as oportunidades do mercado. Profissionais com deficiência se destacam por trazerem as companhias não apenas habilidades, mas também experiências únicas de vida. ''Sabemos que diversidade e inclusão geram impacto direto no engajamento, no bem-estar das nossas pessoas e nas comunidades onde atuamos'', afirmou Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem.

Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Foto: Divulgação/ Braskem

Todas as vagas de emprego abertas pela Braskem podem ser concorridas por pessoas com deficiência. ''Buscando trazer mais representatividade e potencializar a pauta de pessoas com deficiência, recentemente começamos a ter vagas afirmativas, que são oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência'', contou.

Em 2022, a petroquímica aumentou o quadro de colaboradores PCD's em diversos setores. Além disso, a empresa tem um programa voltado a contratação de profissionais com autismo. '' No primeiro momento eles entram como parceiros e passam por um processo de desenvolvimento e acompanhamento com uma consultoria especialista. Após o ciclo, o objetivo é internalizá-los na Braskem'', disse Débora.

A companhia contratou uma consultoria especializada para dar suporte e fazer as adequações necessárias aos PCD's nos escritórios. Mas adequar as plantas para ter mais contratações de pessoas com deficiência ainda é um desafio para a empresa, que preza pela segurança dos colaboradores.

Maria Carolina Vilar tem deficiência auditiva e entrou na Braskem para somar na equipe. ''Eu sei que realizo um trabalho que impacta diretamente no dia a dia de todos da empresa pois faço parte do time que busca incansável talentos diversos no mercado (pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres, etc.). E é incrível fazer parte dessa jornada da inclusão'', garantiu.

Maria Carolina Vilar, Assistente da Braskem. Foto: Divulgação/ Braskem

A profissional, que foi efetivada em junho do ano passado, já realizou diversos cursos oferecidos pela companhia, como diversidade e inclusão, letramento racial, gestão de stress, entre outros.

A petroquímica não disponibiliza treinamentos específicos para pessoas com deficiência e ressalta que todos os colaboradores tem protagonismo na Braskem. ''Acreditamos que a pluralidade potencializa a Braskem e queremos contribuir na construção de uma sociedade mais justa, humana e plural'', concluiu Débora Ferraz.

Braskem

A Braskem é uma petroquímica atuante no mercado desde 2002. Hoje, a empresa conta com 29 unidades industriais em território nacional e 11 distribuídas nos Estados Unidos, México e Alemanha.

Veja também

Muitas companhias já entendem que a inclusão do profissional com deficiência vai muito além da contratação. Essas pessoas precisam de apoio, acessibilidade e...

3 março, 2022

A indicação de profissionais a vagas de emprego já é um processo recorrente em muitas empresas. Essas companhias acreditam que os colaboradores estão...

17 fevereiro, 2022