blog Inclusão nas Empresas

Farmacêutico

Bristol incentiva colaboradores a indicarem vagas oferecidas pela companhia

Por Amanda Alether

17 fevereiro, 2022

A indicação de profissionais a vagas de emprego já é um processo recorrente em muitas empresas. Essas companhias acreditam que os colaboradores estão alinhados aos seus valores e são aptos a indicar pessoas qualificadas ao cargo.

Foto: Divulgação/ Grupo Bristol

Esse é o caso da biofarmacêutica Bristol Myers Squibb (BMS), que conta com o Programa de Indicações interno. ''Nossos funcionários são encorajados a indicar profissionais e são recompensados financeiramente caso a indicação se transforme em uma contratação'', garantiu a Diretora de RH e Líder da Bristol Jennifer Wendling.

A empresa oferece vagas para pessoas com deficiência em todos os setores. Candidatos que preenchem os requisitos para um cargo na Bristol são pré-selecionados e passam por entrevista.

Para promover a inclusão de pessoas com deficiência, a biofarmacêutica não restringe nenhum candidato em função da limitação no processo seletivo. ''Nosso foco é em contratar pessoas que tenham habilidades e valores alinhados à empresa, sem restringir'', afirmou Jennifer.

A BMS acredita que um quadro de funcionários diversificado garante a empresa novos olhares e gera bons resultados.

A companhia tem o grupo de diversidade DAWN, que amplia a valorização de PCD's e ajuda na divulgação de vagas para esses profissionais.

O Coordenador Tributário José Fernandes trabalha na BMS desde 2018 e com apenas três meses no cargo sugeriu que o DAWN fosse empregado no Brasil. ''Fui na sala da Jennifer, diretora de RH, e perguntei se poderíamos lançar o DAWN aqui no Brasil, ela só não gostou da ideia como me apoiou em ser o líder'', disse.

O profissional, que tem paralisia cerebral, atuou como líder do grupo por cerca de dois anos e possui comunicação direta com outros colaboradores com deficiência da Bristol.

O grupo é aberto a todos os profissionais da companhia e faz reuniões mensais. Atualmente, o DAWN possui uma equipe formada por 35 pessoas.

''Pessoas diferentes resultam em pensamentos diversos, maior inovação e entendimento das necessidades de nossos clientes, por exemplo. Nossas pessoas são a base do nosso sucesso e de nossa vantagem competitiva'', ressaltou.

''O grupo não está voltado apenas para pessoas com deficiências físicas ou/e para buscar cumprir a cota estabelecida em lei. O DAWN tem como objetivo colaborar com todos que tenham uma necessidade especial (ainda que temporária), fortalecer representatividade das pessoas com deficiência na empresa, diminuir barreiras e transformar mindsets''.

Capacitações

O grupo de diversidade DAWN Brasil realiza diversos encontros para discutir a valorização dos colaboradores com deficiência na Bristol. ''O DAWN Brasil tem realizado ações e eventos internos com a presença de convidados a respeito do cenário atual das pessoas com deficiência, trazendo educação e debates, a fim de ampliar a participação de todos em um tema tão importante'', ressaltou Jennifer.

Além disso, no lançamento do projeto houve curso de capacitação em LIBRAS e um treinamento sobre como lidar com PCD's ministrado pelo Coordenador Tributário José Fernandes.

Bristol Myers Squibb

A biofarmacêutica Bristol Myers Squibb atua no Brasil há mais de 77 anos. A empresa tem matriz no estado de São Paulo (SP) e conta com dois centros de distribuição.

Pergunta para a Bristol Myers Squibb

O que sua empresa espera de uma pessoa quando abre vagas de emprego?

R: A BMS está no negócio das descobertas que transformam vidas. Buscamos atrair as pessoas mais talentosas para se dedicarem à nossa missão de descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudam pacientes a superar doenças graves. Temos o compromisso de desenvolver uma força de trabalho diversificada e inclusiva, capaz de descobrir e desenvolver novos medicamentos para pacientes em todo o mundo. É bem mais amplo do que recrutar ou trabalhar com grupos de diversidade: respeitamos e queremos agregar diferentes tipos de ideias, formações, culturas e opiniões. Queremos que cada funcionário mostre o seu eu autêntico no trabalho e use as suas perspectivas para contribuir de uma forma única e significativa.

Dito isso, esperamos pessoas que abracem a diversidade, que trabalhem bem com outros, sendo inclusivos de pessoas, pensamentos e maneiras diferentes de trabalhar. Buscamos pessoas que sejam agentes de mudança, pois nossa empresa está sempre inovando e evoluindo e precisamos de colaboradores que desbravem conosco essas mudanças. Também não abrimos mão da ética e integridade – trabalhar na BMS significa agir da forma correta sempre. (Jennifer Wendling - Diretora de RH e Líder da Bristol)

Veja também

Algumas empresas já apostam em setores ligados a Diversidade e Inclusão para receber profissionais com deficiência. Nessa área da companhia são elaborados projetos inclusivos para...

6 janeiro, 2022

A Bayer está presente no mercado brasileiro desde 1896 e atua no segmento de saúde e nutrição. A multinacional conta com 35 unidades em 11 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem...

14 maio, 2021