blog Inclusão nas Empresas

Farmacêutico

Novartis promove bem-estar dos colaboradores PCD's no ambiente de trabalho

Por Amanda Alether

3 março, 2022

Muitas companhias já entendem que a inclusão do profissional com deficiência vai muito além da contratação. Essas pessoas precisam de apoio, acessibilidade e, em alguns casos, tecnologia assistiva para realizarem suas funções.

Foto: Divulgação/ Novartis

Os colaboradores PCD's da Novartis contam com o apoio de uma equipe que promove a adequação do ambiente de trabalho. ''Temos um time interdisciplinar de colaboradores de TI, Segurança do Trabalho e Benefícios que oferecem atenção aos novos colaboradores com deficiência, avaliando o que é necessário para a melhor adaptação no setor'', disse o Líder de Pessoas e Organização da Novartis Brasil Nicolas Franco.

Além disso, a companhia custeia 50% do valor de equipamentos essenciais para a locomoção e independência de profissionais com deficiência.

''Muitos dos equipamentos (órteses, cadeiras de roda, muletas etc.) para pessoas com deficiência têm um valor elevado e sabemos da importância deles na realização das atividades do dia a dia e como a qualidade e tecnologia dos equipamentos influenciam diretamente no bem-estar daqueles que os utilizam. Com isso em mente, oferecemos o financiamento destes equipamentos para nossos colaboradores com deficiência e a Novartis arca com 50% do valor total''.

Líder de Pessoas e Organização da Novartis Brasil Nicolas Franco. Foto: Divulgação/ Novartis

Na farmacêutica, menos de 5% dos colaboradores PCD's utiliza algum recurso para fazer seu trabalho. Atualmente, a empresa tem cerca de 100 profissionais com deficiência no quadro de funcionários.

A Novartis trabalha a inclusão desses colaboradores e faz com eles se sintam reconhecidos. ''Acreditamos no potencial humano acima de qualquer coisa. Dessa forma, buscamos cultivar um ambiente inclusivo com foco no alto desempenho, valorizando e potencializando a diversidade'', afirmou Nicolas.

A Analista Sênior de Ética e Compliance para a Oncologia Valdirene Fiuza trabalha na Novartis Brasil há 14 anos. De acordo com a profissional, o respeito e a valorização andam juntos dentro da companhia. ''Nesse tempo todo de empresa nunca me senti discriminada por ter uma deficiência física, pelo contrário, sempre me senti muito bem acolhida e incluída por todos'', contou.

Analista Sênior de Ética e Compliance para a Oncologia Valdirene Fiuza. Foto: Divulgação/ Novartis

Busca por igualdade

A Novartis remunera os colaboradores de forma igual independente de ter ou não alguma deficiência. ''Estamos nos esforçando para construir um local de trabalho inclusivo e equitativo que capacite todos os nossos colaboradores a atingir seu potencial máximo'', ressaltou Nicolas.

Neste ano, a farmacêutica lançou no Brasil a transparência salarial para que seus profissionais verifiquem a compatibilidade da remuneração oferecida pela empresa com a do mercado. ''Esse é mais um exemplo do quanto realmente valorizamos a transparência e um ambiente inclusivo e equitativo para todos'', concluiu.

Novartis

O Grupo Novartis opera no Brasil há mais de 85 anos. A farmacêutica conta com uma fábrica e 7 centros de distribuição no país.

A empresa Suíça fez um grande investimento no Brasil nos último anos. A aplicação de US$ 1 bilhão produziu estudos científicos e capacitou 20 mil profissionais da área de saúde.

Pergunta para a Novartis

A empresa tem projetos futuros para garantir a inclusão de pessoas com deficiência?

R: Sim. Além, do nosso Banco de Talentos para estudantes e profissionais PCDs, a Novartis também promove os ERGs (Employee Resources Groups), grupos de afinidade que discutem temas ligados à diversidade e inclusão para transformar as políticas da empresa, estimulando a representatividade no ambiente de trabalho. Temos cinco grupos de discussão: PCDs, Gênero, Gerações, LGBTIQA+, Cultura e Origens.

O grupo de PCDs é liderado por uma colaboradora com deficiência e é composto por pessoas com e sem deficiência e trabalha muito temas de conscientização e engajamento, não só em palestras em datas especiais, como o Setembro Verde, mas em seus encontros abertos para colaboradores da empresa inteira que ocorrem durante o ano todo.

Acreditamos que esse trabalho é constante, é um exercício diário e deve estar presente em nossas ações, aprimorando nossos planos de inclusão profissional, com foco na construção e manutenção de um ambiente corporativo inclusivo, produtivo e equitativo, em que trabalhadores com e sem deficiência contribuem juntos para uma economia sustentável e humanizada. Como resultado de todo esse compromisso, somos reconhecidos como empresa destaque nas práticas para PCDs pelo GPTW (Great Place to Work). (Nicolas Franco, Líder de Pessoas e Organização da Novartis Brasil)

Veja também

Algumas empresas já apostam em setores ligados a Diversidade e Inclusão para receber profissionais com deficiência. Nessa área da companhia são elaborados projetos inclusivos para...

6 janeiro, 2022

A Bayer está presente no mercado brasileiro desde 1896 e atua no segmento de saúde e nutrição. A multinacional conta com 35 unidades em 11 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem...

14 maio, 2021