blog Inclusão nas Empresas
Telefonia
Pessoas com diferentes tipos de deficiência podem concorrer a vagas de emprego na TIM
Por Amanda Alether
13 agosto, 2021
A TIM chegou ao Brasil em 1998 e, hoje, conta com 1800 pontos de venda em todo país. A companhia tem sede localizada no Rio de Janeiro (RJ) e possui escritório em diversos estados: São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) Recife (PE), Salvador (BA) e Belém (PA).
Foto: Divulgação/ TIM
Atualmente, a empresa tem 12 colaboradores com deficiência nas lojas próprias. De acordo com a TIM, pessoas com diversos graus de limitações podem concorrer as vagas. ''Estamos cada vez mais focados na inclusão de pessoas com deficiência e esse objetivo passa, obviamente, por incluir os diferentes tipos de deficiência''.
Todas as oportunidades de emprego disponibilizadas pela TIM podem ser candidatadas por PCD's. A empresa busca ainda aumentar o número de profissionais com deficiência junto a parcerias e ações específicas.
''Contamos com parceiros e ações de recrutamento e seleção para ampliar a presença de pessoas com deficiência nos processos seletivos. Também temos ações afirmativas para ampliar a contração nas lojas em todo Brasil e nas centrais atendimento ao cliente, em formato de teletrabalho, áreas estas que concentram cerca de 40% dos colaboradores na companhia'', destacou a TIM.
Foto: Divulgação/ TIM
Ainda de acordo com a empresa, não há distinção de salários entre colaboradores com e sem deficiência. ''A TIM atua fortemente para promover uma cultura organizacional diversa a inclusa, onde todas as pessoas são tratadas com equidade. Uma diferenciação salarial seria impensável nesse sentido''.
Para promover a acessibilidade, a empresa tem o auxílio de outras instituições. ''Juntamente com diversas equipes na companhia, temos feito um trabalho de mapeamento e adaptação de recursos sistêmicos, infraestruturais e também de comunicação. Contamos com o apoio de consultorias e fornecedores específicos para mapeamento, testes e disponibilização de recursos de acessibilidade''.
Foto: Divulgação/ TIM
A Especialista em Diversidade e Inclusão da TIM Fernanda Luiza de Azevedo Lima tem deficiência física e contou com ajustes em seu horário de trabalho. ''Comecei a trabalhar na TIM antes da pandemia, e desde o início sinalizei que, como cadeirante, não consigo passar o dia todo no escritório sentada. Por esse motivo, precisaria trabalhar em um sistema flexível, o que foi atendido imediatamente'', disse.
Ela dispõe também de outras adaptações fornecidas pela companhia. ''Como dirijo, pude usar o estacionamento da empresa, embora meu cargo não fosse elegível. Também pude contar com uma mesa com regulagem de altura no escritório e, claro, o banheiro acessível''.
Treinamentos
Todas as capacitações da TIM são oferecidas para colaboradores com ou sem deficiência. ''Ações de treinamento focados em diversidade e inclusão, dentre os quais com temas específicos sobre inclusão de pessoas com deficiência são ofertadas ao longo da nossa programação anual para toda a companhia'', afirmou a empresa.
Além disso, a companhia realiza no seu canal no YouTube eventos sobre inclusão e diversidade.
Pergunta para a TIM
A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCDs. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?
R: Sim. O respeito e a inclusão da diversidade estão são valores da TIM. (Institucional Tim)
Veja também
A Intelbras, Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira, foi fundada em 1976 em Santa Catarina (SC). A companhia tem 5 mil colaboradores distribuídos em 4 unidades: a matriz e filial localizada em São José (SC), e as filiais em...
2 julho, 2021
A Algar Telecom surgiu na cidade de Uberlândia (MG), em 1954, e atualmente, está presente em mais de 360 cidades, de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. A infraestrutura da empresa de telecomunicações serve aos clientes mais de...
9 abril, 2021